sexta-feira, 21 de agosto de 2009

21.º Domingo Comum

21.º Domingo do Tempo Comum – Ano B – 2009

Josué 24,1-2a,15-17.18b – Salmo 33 – Efésios 5,21–32 – João 6,60-69

A Oração antes das leituras de hoje já orienta a interpretação da Liturgia da Palavra. Diz “Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo”. Este desejo não pode ser outro do que desejar o próprio Deus. E diz ainda: “para que na instabilidade deste mundo fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias”. Estas só se podem achar em Deus. De modo que o tema principal das leituras de hoje é a opção por Deus ou por ídolos que substituem Deus, mas não dão a vida à pessoa humana, pois não são o seu Criador.
Na Leitura do Livro de Josué, este interroga o povo sobre sua opção. “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses (ídolos) a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses (ídolos) dos amorreus, em cuja terra habitais” (Js 5,15). E Josué faz sua própria opção: “Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor” (ibid.). E o povo faz também sua opção: “Nós também serviremos ao Senhor, porque Ele é o nosso Deus” (Js 5,18b). Agora a pergunta que se impõe é: o que significa “servir ao Senhor”? No Evangelho Jesus começa a dar a resposta. Diz: “O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida” (Jo 6,63). E continua: “Mas, entre vós há alguns que não crêem” (Jo 6,64). E diante do abandono de muitos dos antigos discípulos, vem a resposta de Simão Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus” (Jo 6,68-69).
De modo que fica claro o que é “servir ao Senhor”: em primeiro lugar acreditar n’Ele, mesmo que sua Palavra se nos pareça incrível. Isto é amá-Lo com o entendimento. Perguntaram os fariseus a Jesus: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22,36-37). A fé é a aceitação, pela razão humana do que Deus lhe revela. Em segundo lugar, querer encontrar-se com Ele eternamente, isto é, viver a vida eterna. Isto é amá-Lo com todo o coração. No Evangelho, o coração humano é a sede dos desejos da pessoa humana. “Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6,20-21). Se o nosso coração deseja os bens materiais esse é o nosso tesouro, que não dá vida eterna. Se o nosso coração está no amor de Deus esse é também o nosso tesouro. “O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro” (Mt 12,35). Cada um dá conforme os tesouros que guarda no coração. “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!” (Mt 5,8). Os que desejam, de fato, Deus, O verão. Pureza de coração é desejar Deus mais do que qualquer outra coisa e organizar todos os desejos do coração em harmonia com esse desejo de ver Deus. Cremos mesmo em Deus? Desejamos ver Deus mais do que qualquer outro desejo? Isto dá uma conformação nova à nossa vida, pois nem a morte nos tirará o nosso tesouro, que é o próprio Deus, nosso Criador. Claro que isto significa absolutizar somente Deus e ter todas as criaturas como relativas, e dar-lhes valor somente na medida em que nos ajudam a realizar o nosso objetivo principal que é ver Deus.
A Leitura da carta aos Efésios de hoje tem um significado diferente. Para entendê-la precisamos de uma ajuda da Primeira Carta aos Coríntios. “Mas quero que saibais que a cabeça de todo homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, a cabeça de Cristo é Deus” (1Cor 11,3). Cabeça aqui não é em primeiro lugar sinal de superioridade, mas significa a fonte dos frutos de vida que cada um dá. “A cabeça de toda pessoa humana é Cristo” significa que a graça de Deus que dá vida à pessoa humana passa por Cristo. “A cabeça de Cristo é Deus” significa que a carne de Jesus Cristo é ungida pelo Espírito Santo, que procede do Pai, no rio Jordão, para realizar a obra da nossa redenção. O pai é a fonte dos frutos de Jesus Cristo. “A cabeça da mulher é o homem” significa que se o fruto da mulher são os filhos é o homem que a fecunda. A mulher e o homem formam uma unidade de vida e de carne. “Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. ‘Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem’. Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2,21-24). Por isso o marido deve amar à sua mulher como ao seu próprio corpo. “Aquele que ama sua mulher ama-se a si mesmo” (Ef 5,28). Também a Igreja surge do lado de Jesus Cristo morto (dormindo) como Eva surgiu do lado de Adão: “Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais” (Jo 19,33-35). O sangue e a água que saíram do lado de Jesus significam a Eucaristia e o Batismo, que tornam cada pessoa membro da Igreja. Assim a união do marido e da mulher cristãos é sacramento do amor de Jesus Cristo pela sua Igreja. Cada pessoa pertencente à Igreja é esposa de Jesus Cristo – num esponsal que transcende a questão sexual – e a outra pessoa, o cônjuge, lhe é dado como sinal do Esposo eterno da pessoa humana. Por isso se diz nos casamentos “até que a morte os separe”. Isto significa que na eternidade só Jesus será o esposo de toda pessoa humana e uma pessoa não será mais, na eternidade, esposo de outra pessoa humana.

Um comentário:

  1. Pe. Afonso,
    Sua benção
    O senhor está de parabéns,este blog da
    Paróquia S. Rafael, está muito bom.
    Eu me cadastrei, e fico muito feliz de participar e poder comentar os textos
    aqui escritos.
    Paz e Bem!
    Edna

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